Algumas questões são consideradas na hora de se escolher uma escola para os filhos. De forma prática, o valor da mensalidade, a oferta de período integral ou a localização são itens frequentemente avaliados. Tudo bem, mas nada deve ser tão importante para os pais quanto a proposta pedagógica dessa escola. E é nesse quesito que eles precisam ter a atenção redobrada e a sensibilidade bem aguçada.
Para Carmina Santos de Mattos, diretora pedagógica do Centro de Educação e Cultura (CEC), localizado na Barra da Tijuca, o mais importante é que a instituição não esteja apenas focada no saber acadêmico, mas contemple também a formação integral do indivíduo. Por isso, avaliar a escola do filho cuidadosamente e em diversos aspectos deve ser prioridade para os pais.
― É fundamental para a escola desenvolver nos alunos uma série de competências e habilidades, sociais inclusive, que será o diferencial na hora de ingressar no mercado de trabalho, formar sua família ou ao gerir sua própria vida. O aprendizado como um todo deve ter uma aplicação no dia a dia ― acredita.
Para dar conta dessa missão, Carmina conta que o CEC trabalha com 17 projetos permanentes, nas diferentes áreas do conhecimento. Os alunos têm autonomia para escolher aqueles que desejam participar. Dessa forma, a escola desenvolve talentos e permite que potenciais adormecidos possam se expandir:
― Os projetos têm essa vantagem: o aluno é mobilizado pelo seu interesse, não é o saber acadêmico que vem do livro, dos exercícios ou dos trabalhos de casa. E quando a gente oferece diferentes oportunidades na ciência, na arte, na música, nas relações interpessoais, no esporte, enfim, você permite que o aluno se descubra e se destaque, favorecendo seu desenvolvimento.
Esse trabalho de estímulo deve começar desde cedo, já na Educação Infantil, com uma organização curricular que foque na formação pessoal, social e do conhecimento geral e de mundo.
Fonte : http://oglobo.globo.com/